segunda-feira, 15 de junho de 2015

A POSTURA ESTA CERTA OU ERRADA PROFESSORA ?

Alinhamento,certo ou errado.Este foi um dos assuntos que surgiu em aula semana passada. Se um(a)  aluno (a) está fazendo a postura de forma "correta" se estou "alinhada(o)".Questão inquietante por demais em se tratando de prática de Hatha Yóga, do Yóga Clássico.
Depois de ouvir as posições e opiniões  diferentes,divido aqui alguma informação sobre o assunto, atendendo a pedidos de  alguns alunos.
Não existe " alinhamento" algum em Hatha Yóga,nem alinhamento de Tchakras, tão pouco certo ou errado na execução de ásanas e simplesmente porque  cada um de nós seres humanos, somos diferentes, em cada um de nós encontram-se diferentes características, qualidades e elementos, temos cada um, uma natureza, personalidade, comportamentos, temos linhas de ancestralidade diferente,temos fenótipos,herança genética diferente.
Procurarei ser um pouco mais clara. Todos nós temos  características físicas diferentes,percebemos o mundo de forma diferentes, temos em nós energias diferentes.
Características
Carbóricos -tórax largo, é robusto, pescoço curto, marcha cadenciada.
Fluóricos- inflexivel, meio desengonçado,apresenta algumas assimetrias no esqueleto.
Fosfóricos-corpo esbelto, tórax estreito, pescoço longo.
Sulfórico- corpo esbelto, bastante longuelíneo, parece que flutua ao invés e caminhar.
Qualidade
Auditivos - Ouve o mundo.Ouve absurdamente tudo.
Visuais-Ve o mundo.Ve tudo com detalhes, com riqueza de detalhes.
Cinestésicos- Sente o mundo.Tudo ele sente na pópria pele, muitas vezes somatiza na própria pele.
Parlativos - são os mais raros hoje em dia.
Elementos
Tamas -O elemento que gera os processos mais brutos, pesados, mais mundanos, grosseiros.
Rajas - O elemento que gera os processos mais racionais, mais intelectuais e direcionados.
Sátvicos - O elemento que gera os processos mais refinados, mais sutís, mais espirituais.

Não há padrão de prática , todo aprendizado se dá de dentro para fora e cada um de nós tem uma natureza, uma personalidade, um comportamento diferentes nas práticas do Hatha Yóga assim como na vida. Temos diferentes somatologias emocionais, nervosa, psíquica.Cada um de nós tem seu próprio ritmo, melodia interior. E mesmo que, como Professora eu possa sugerir pequenas correções,sem tocar em meus alunos, estas se dão de dentro para fora.Na cabeça de cada um de nós.Ocorre sim com as práticas disciplinadas e assíduas a quebra de paradigmas, mudança de opiniões,  mudança na forma como nos vemos e nos sentimos em nosso corpo, como nos vemos  no mundo, e isto leva a mudanças na nossa própria cabeça,e isto, mudar nossa própria cabeça, só nós mesmos para mudar a nossa própria cabeça.
Então, não há "alinhamento, somos condutores de nossa vida, a qualquer tempo podemos mudar a "direção do eixo de nossa estrada".Não há "alinhamento".Como Professora, o que passo com meu "Sampradaya" recebi de meu Mestre,do "Sampradaya" que ele  também recebeu de seu Mestre.Cabe lembrar também,todos nós trazemos linhas de sucessões karmicas e genéticas, coisas como Tamas, Rajas, Satvas, também sementes de outras natureza,  lá dentro de cada um de nós e com as praticas de ásanas, pranayamas, a percepção de relaxamento, desperta-se estas sementes (sidhis) reações emocionais, psíquicas e nervosas.Podem ocorrer visões internas ou externas.
Então vamos, com simplicidade, praticar  serenamente, com leveza, suavidade, sempre com a base da respiração serena e consciente, profunda só pelas narinas. O que vier depois disto cada um de nós saberá, e poderá compartilhar ou não. 
Peço a Deus/Deusa que compartilhem sim, da ilha de paz e serenidade que, nós praticantes do Yóga Clássico,  do Hatha Yóga " conheçemos !
Até o proximo,

Namaste ! Namastrelas !!!!!



Nenhum comentário: