quarta-feira, 18 de novembro de 2015

MUDANÇA ! A única contante neste nosso universo.

No Hatha Yóga, cada ásana (exercício físico) forma uma unidade completa e quando adequadamente executado, dentro da realidade de cada um, respeitando aspectos físico e emocional do praticante respeitando a genética, fenótipo, natureza,a personalidade, o comportamento de cada um dos seus praticantes produz efeitos benéficos em multiplos aspectos também.Movimentamos músculos, ossos, articulações muitos dos quais não são habitualmente movimentados.
Cada ásana(exercício) exerce ação mecânica sobre diversas glândulas, estimulando melhor seu funcionamento, por meio de processo gradual e natural.
Além de efeitos físicos, alterações e amplitude da sensibilidade, da percepção do próprio corpo internamente.
Com a prática de ásanas,podemos modificar o curso da circulação sanguinea e da circulação energética em todas as partes do corpo.
Os ásanas são uma espécie de "espreguiçamento" de liberação do corpo e de energias estagnadas.
A prática do Hatha Yóga, logo nos primeiros dias, produz efeitos notáveis que se traduzem por  mudança de atitude do praticante para com o próprio corpo e uma disposição mais ampliada e equilibrada para fazer todas as coisas de seu dia a dia. 
Tais efeitos são apenas a consequência da liberação da agitação e renovação da camada mais superficial de hábitos e atitudes que foram se cristalizando no decorrer do tempo em nossa psique, em nossas emoções em nossos corpos. 
"Mudança" através de ásanas (exercícios físicos) pranayamas(exercícios respiratórios) e nidra (relaxamento conduzido), ocorrem de forma mais consciente, serena e harmoniosa de dentro para fora.
Afinal, é isto que a vida propõe,mudanças, aprendizados, desapegos, vida mais harmoniosa, plena e feliz que pode se conseguir através a prática do Hatha Yóga e suas propriedades curativas do comportamento humano.

Nenhum comentário: