domingo, 17 de abril de 2016

TITABADRASANA OU NAMASKARA MUDRASANA

Esta explicação se dá por inúmeros pedidos de minhas alunas e alunos.


Esta é a saudação com a qual abrimos todas as nossas práticas, onde quer que eu de aulas e a possa executá-la com o cuidado e respeito que merece.


Me foi passada pelo primeiro Professor de Hatha Yóga a quem procurei,nos idos de 1989, quando eu ainda era uma aluna praticante desta milenar arte, e mais tarde confirmada e mais esclarecida por um dos tantos Mestres desta minha atual vida,em meu curso de Formação de Yóga Clássico.Meu respeito e carinho Profº Claudio Duarte.

É saudação praticada no extremo sul da India. É uma das tradições dos Vedas.

Vamos a ela :

Base - pés juntos -Badakonasana ouBadakonamudrasana - ásana da borboleta. A grande elevação ao Deus Badra, o Deus das grandes oblações ou bençãos. Nesta posição dos pés em estado de Diana (recolhimento) profundo e interior, preparando-se para a benção.Isto pode se tornar um Puja (oferenda) o que no fundo também é uma oferenda.

Mãos no chão - Terra. Agradecemos ao Planeta Terra e a terra elemento,porque colhemos muito dela para nossa existência.Na sequencia e respeitosamente dirigimos nossa atenção, ao movimentar-nos aos Tchakras Muladhara relacionado ao elemento terra,Swadhistana relacionado ao elemento água,Manipura elemento fogo,Anahata elemento ar,Vishuda elemento éter.

No Padma mudra (mudra da flor de Lótus feito com as mãos) você se purifica novamente e abaixa a cabeça em humildade e eleva a cabeça e pede a energia Divina. Você agradece as entidades, as pessoas que você vê e que não vê.Você agradece a todas as Divindades que antecederam este processo todo. 
E você agradece a "neti neti" "O todo". Depois ao esticar a perna você se dobra em reverência a todo o ensinamento que lhe é passado e se prosta como uma (um) humilde praticante nato, em Sukasana (postura fácil), serena (o), pacífica(o) .

É isto. Respeitosamente.

 Namaste !

Um comentário:

Erica English Teacher disse...

Lindo! Obrigada pela explicação, Sula querida! Namasté!