domingo, 5 de abril de 2015

Continua texto sobre  CHAKRAS - CENTROS MAGNÉTICOS VITAIS ...

As Glândulas de secreção interna, ou Sistema Endócrino, são pontos de energia estimuladores do desenvolvimento tanto em quantidade quanto em qualidade das estruturas fisiológicas e base material das estruturas psicológicas. Exerce três funções no organismo a saber : 

  1. Um das funções é regularizar e estimular  a diferença das formas individuais das linhas do corpo, sendo as principais glândulas que exercem estas ações são : tiróide, paratiróide,hipófise e sexuais;
  2. Outra função reguladora da nutrição dos tecidos.Esta ação favorece a vida vegetativa e causa o desenvolvimento e crescimento do volume do corpo, sendo as principais glândulas que exercem estas ações : supra-renal, timo e hipófise;
  3. Outra função reguladora do sistema vegetativo, controlando toda a atividade que tende à conservação vegetativa, a nutrição, desenvolvimento e reprodução que temos em comum com os outros seres vivos ( os animais e plantas).Para isto, vale-se de dois subsistemas : o simpático e parasimpático.
As glândulas nunca atuam independentes umas das outras, agindo em mútua correlação, seja de forma antagônica, como por exemplo, a tiróide e a supra-renal, e outras vezes, no mesmo sentido como é o caso da hipófise, que favorece a ação da tiróide e das glândulas sexuais. As glândulas timo, córtex supra-renal e para-tiróide exercem ação conjunta de assimilação, de integração, mediante a qual favorecem os processos de construção e conservação do organismo. Há outra série de glândulas que, em contrapartida, colabora conjuntamente num trabalho de desassimilação e de desintegração são tiróide, supra-renal medular, hipófise e sexuais.Sabe-se, até por já ter sido fartamente comprovada a existência de uma correlação entre a atividade bioquímica de cada glândula ou grupo  destas e determinados traços psicológicos de todos nós seres humanos.Então o funcionamento e resultado de todas esta glândulas é que determinará a nossa constituição física e funcional.Se ocorrerem modificações no funcionamento de determinada glândula, ocorrerá igualmente modificação automática em nosso corpo.Percebemos aqui a importância do bom funcionamento glandular. Infelizmente, muitas são as pessoas que ignoram que a maior parte das dificuldades com que se defrontam na vida, são apenas um funcionamento glandular defeituoso, e em grande parte das vezes, perfeitamente modificável, mediante uma ação perseverante. Grande parte dos exercícios de YÓGA CLASSICO - HATHA YÓGA- estão concebidos de forma a atuar benéfica e diretamente sobre estas glândulas endócrinas, apresentando notáveis resultados e modificações efetivas na personalidade. As práticas do YÓGA CLASSICO estabelecem estes exercícios para não influir de forma direta sobre as glândulas do corpo, mas sim sobre OS CENTROS DE ENERGIA FLUÍDICA, de PRANA que são os Verdadeiros Elementos Ativos , OS CENTROS CRIADORES e SUSTENTADORES das referidas glandulas.
O sistema endócrino será assim, o resultado, a manifestação física, do SISTEMA DE CENTROS PRÂNICOS também chamados CHACRKAS.
Entre estas glândulas, por exemplo a Pineal, representa papel importantíssimo no desenvolvimento do homem, pois ela ativa e estabelece a ligação direta com o mental superior, ampliando a consciência e determinando a chamada "terceira visão". 

Nenhum comentário: