sábado, 27 de agosto de 2016

OS SETE RAMOS DA FRONDOSA ÁRVORE DO YÓGA CLÁSSICO !

Dentro do Yóga clássico existem diversos caminhos ou ramos. Todos tem a mesma finalidade: tranquilizar, serenar a mente e após, atingir a felicidade !

Em toda a India só existem sete ramos clássicos do Yóga. Qualquer pessoa que escolha ou siga um destes sete descobrirá a felicidade, a paz interior.

O primeiro ramo que chegou ao ocidente foi o Hatha Yóga.
No Brasil o Hatha Yóga chegou pelas mãos do Professor Caio Miranda, no final dos anos 1940 e aqui se estabeleceu até os nossos dias.

HATHA YÓGA - Possui características específicas,com exercícios respiratórios(pranayamas),de relaxamento(nidra),exercícios suaves de alongamentos (ásanas)e de flexibilidade, exercícios para renovação, movimentação e desbloqueios das energias interiores(mudras),para concentração (dyana) e outros.
Importante dizer que todos podem praticar o que é proposto em aulas, desde que se tenha ponderação, moderação e bom senso,qualquer pessoa de qualquer idade.Recomendamos sempre que sejam respeitadas as condições somatológicas(emocional,nervosa e psicológica),biológicas e anatômicas de cada praticante.

RAJA YÓGA - É considerado o ramo mais elevado de todos e foi codificado há mais de cinco mil anos, por Sri Patanjali.O Raja trata sobre a mente e suas capacidades de percepção mais profunda, sobre clarividência, clariciência,clariaudiência e muitas outras potencialidade mentais.Neste ramo o praticante pode ser levado a despertar suas faculdades mentais, desde que siga as orientações estruturais corretamente.Importante dizer o ideal é que a pessoa interessada no Raja Yóga passe, antes por praticas do Hatha Yóga,constantes e disciplinadas,com muita seriedade por anos seguidos.

JNANA - É o ramo que trata sobre filosofia em seu estado mais absoluto, mais puro.O Jnana Yóga mostra as possibilidades da vida, até mesmo a existência a partir de análise mais amplas e profundas , mostrando  como o conhecimento pode nos ajudar no dia a dia.O Jnana Yóga é capaz de gerar novas visões e novas possibilidades.

KARMA YÓGA - Na India o Karma Yóga trata sobre as ações e reações das atitudes das pessoas, as causas e efeitos de tudo que qualquer pessoa faça em sua vida.





Nenhum comentário: