sábado, 27 de agosto de 2016

YÓGA PARA GESTANTES



No YÓGA PARA GESTANTES os exercícios(asanas) e movimentos são mais leves e suaves. Alguns são específicos.Durante a gestação,não há posturas de muito esforço, de compressão abdominal ou de respiração acelerados.Há foco no trabalho com a Coluna Vertebral, com o fortalecimento dos neuro-músculos das costas.

Fortalecimento dos músculos do períneo(grupo de músculos que fica na base da pelve),da região pélvica e os músculos abdominais pois estes precisam de fortalecimento para a gravidez.

Focamos a atenção nos  exercícios respiratórios(pranayamas), para que estes se transformem na sustentação para o parto e pós parto.
Trabalhamos para aliviar as tensões e melhorar a circulação sanguinea, plasmática e sinovial.

Trabalhos articulares são sempre bem vindos e movimentar o corpo, alongá-lo e fortalece-lo com as posturas trarão benefícios para a saúde da mãe e do bebe.Para que ambos passem por este período de forma saudável, serena e harmoniosa.

A prática do YÓGA  traz benefícios para a parte física e também energética. Isso se dá através dos centros energéticos(Tchakras), das ramificações dos canais (nádis) que são os condutores de energia para todo o corpo.A  ativação destes canais, através de movimentos e de exercícios gera sensação de bem estar para todos os praticantes.

O Hatha Yóga atua na parte nervosa, emocional e psíquica por ser trabalho repetido de respiração, concentração e relaxamento e com as repetições dos exercícios todos, mais avançamos na técnica e assim "mexemos" com esta somatologia.

Para as Gestantes,seus benefícios podem se prolongar muito tempo depois do parto.Quanto a respiração suave e profunda é usada para fortalecer  o assoalho pélvico e manter sua energia equilibrada enquanto se adapta às exigências do novo estado.

Se a gestante está bem, cuidando da saúde física e mental o bebe fica em paz também. Tudo o que a mamãe sente o bebe também sente.

Nos movimentos da prática de Yóga, o bebe é igualmente beneficiado, acalmado. Nos exercícios respiratórios o bebe recebe um aporte maior de oxigênio,de prana e de nutrientes. 

No Savasana(postura de relaxamento), na meditação,há maior conexão entre a mamãe e seu bebe e neste momento é possível  ela conversar mentalmente com ele, enviando mensagens amorosas, positivas, já emitindo as boas vindas para sua chegada ao mundo. 

O trabalho é ainda mais completo se o papai estiver junto em todo o processo, seja na prática de exercícios físicos(asanas), nas práticas de respiração(pranaymas) ou mesmo nas mentalizações,no relaxamento(nidra) e também no momento do parto.


Com profundo respeito e humildade,agradeço a todas as grávidas que acompanhei ao longo deste meu caminho como Profª de Hatha Yóga, aprendi muito com elas, com todas elas, e agradeço de coração !

Namaste queridas !Namaste! 

Um comentário:

"What a wonderful world" disse...

Namastê!!! Amamos fazer Yoga. Eu, o bebê e o pai estamos praticando yoga e estamos nos preparando para a chegada do David. Gratidão professora. As suas aulas e suas orientações são sempre maravilhosas.