sábado, 22 de agosto de 2015

SONO E SONHOS !

Semana passada, em conversa com uma de minhas alunas, sobre os sonhos ou outras realidades que ela vivencia e percebe,combinamos que eu colocaría mais informações  aqui no Blog de forma a diminuir dúvidas que ela vivencia,ou mesmo jogar um pouco de luz sobre as mesmas então, aqui vai . 
"TURYA"  ou sono ou estado de relaxamento, nidra é do Hatha Yóga, ele é uma parte que se refere a formas pensamentos.
Nidi = dormir ou sonhar. Quando voce adormece,você se coloca em ondas cerebrais e herts mais suaves, sem picos angulosos ao contrário de quando esta em estado de vigio. Neste estado vigio há mais picos angulosos pela própria atenção dividida com as coisas do dia a dia.Bem, podemos, em vigio, serenar estes picos, como por exemplo, quando você pratica o Hatha Yóga, e fica em harmonia no estado de vigio, em harmonia sem picos angulosos, com  ondas cerebrais mais suaves. Quanto a recordações e a memória,do que se vivencia em sonho ou em relaxamento, no fundo são uma só. Memória é palavra genérica. São níveis de consciência, inconsciência e subconciência.
Recebemos do Raja Yóga dicas: Após uma noite de sono, assim que você acordar,anote 5 coisas que você viu no sonho, depois você lê o que escreveu e se lembra. O Sonho é um estado alterado de consciência. Porque você não está mais neste plano, nesta realidade. Está no mundo astral, em geral, mais sutil que este em que estamos,aí os herts são mais lisos, sem "picos de ondas.O mundo etérico é mais sutil ainda. No plano astral se vê imagens do consciente. No plano etérico se vê imagens do subconsciente. São realidades em mundos paralelos,sim estes mundos existem.Quando se sonha "voar" é uma coisa de realização,voar é necessidade que você expõe e já consegue fazer.Sonhos são realizações de desejos reprimidos em determinados aspectos.Muitas vezes o sonho é uma necessidade interior que você tem.Existem sonhos no plano denso físico, no plano astral ou no denso astral, aí vivenciando nestas realidades podem ocorrer reverberações nesta nossa realidade, no corpo físico, por exemplo : acordar com o choro, taquicardia, suor.
Na dimensão etérica as imagens tem cores absurdas, são fenômenos maravilhosos que ficam indeléveis em você.É algo Divino, maravilhoso.Agora mesmo, me lembro de um sonho no qual estive com um de meus Mestres que, neste sonho me conduziu nos primeiros passos de um outro Yóga Clássico,praticando ásanas novos, em um campo gramado e muito fortemente, claramente ouvi a gargalhada deste Mestre duas vezes, uma na realidade paralela do tal sonho e  de novo só que com o meu ouvido físico, nesta realidade assim que abri meus olhos. Ainda agora se eu fechar meus olhos e recorrer a minha memória quanto a este sonho, eu posso sentir a grama verde por onde caminhei,  e ouvi-lo novamente gargalhando.
Sonhos recorrentes, despertam mecanismos no nosso psiquismo.Aqui no ocidente classificaríamos como mecanismos bons ou ruins, e esta é nossa visão ocidental. O ideal é que procuremos observar friamente, para entender a mensagem que o sonho nos trás ou se é algo que vai se dirimindo aos poucos.Quanto a sonhos premonitórios,há que se pensar primeiro em tempo real objetivo e tempo subjetivo,importante notar que hora, dia e ano não existem. Há muitos povos na Terra e estes contam o tempo e diferentes maneiras. Também, fiquei um pouco confusa quanto a esta afirmação e segui a sugestão e um  de meus Mestres,Claudio Duarte, pesquisei sobre a "Tese a Sincronicidade dos Períodos". Nesses sonhos premonitórios ocorre a  justaposição dos tempos ( subjetivo e objetivo) e aí ocorrem estes sonhos. Sugiro também um livro bastante esclarecedor sobre o assunto: "O homem que podia prever o futuro" de Edgar Cayce.Este homem tinha sincronicidade com o giro da Terra. Com os movimentos de rotação e translação de nosso Planeta.Se há sincronicidade então há, neste universo local, também local coincidente. Sobre isto, Louiz Pasteur foi o único a falar da órbita elíptica concêntrica, a órbita que tem o mesmo centro.Então não há presente, passado ou futuro.Como ocorrem os sonhos premonitórios?Bem, quando se dorme há sincronicidade com o tempo real e o tempo subjetivo, e é nesta sincronicidade que estes sonhos ocorrem.Interessante perceber é que, o que ocorre no "Oceano de Sansara" os cientistas parecem não conseguir entender.Nós do Yóga Clássico, temos a oportunidade de ler textos clássicos, de ter aulas com Mestres e de estudar, e, com o tempo, entender melhor. 
Na Era de Kali,

Namaste !

Um comentário:

Unknown disse...

Namaste !! Esclarecedor muito
Obrigada